quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Simples “tortillas” mexicanas

bigtortillas_0.jpg

Os ingredientes para 12 “tortillas”:
2 xícaras de farinha de milho (ou de trigo caso você não consiga)
½ xícara de água
Modo de preparo:
Dentro de uma bacia colocar a farinha e agregar pouco-a-pouco a água até formar uma masa bem flexível para enrolá-la em forma de bola. Um dos segredos é amassá-las muito bem, pois é o que irá permitir que a “tortilla” cresça e fique bem cozida. Deixe pousar por uns 10 minutos a temperatura ambiente.
Fazer 12 bolinhas e deixá-las pousar cobertas por um paninho uns outros 5 minutos.
Colocar farinha na mesa de trabalho e aplanar cada bola até que fiquem bem finas, com um máximo de três milímetros de grossura. Se precisar adicione farinha. Um truque para que esta parte seja mais simples é colocar a bolinha entre dois plásticos e depois aplaná-la; deste jeito será mais fácil pegar a masa pois quando ficam finas podem-se quebrar facilmente.
Esquentar uma frigideira sem margarina nem óleo ou qualquer outra coisa. Colocar as “tortillas” por um minuto de um lado, e virá-lo do outro. Quando ela começar a ficar inchada você pode virá-la  novamente. Continue cozinhando-a por um minuto ou dois. É muito importante que a consistência da “tortilla” sejaflexível, pelo qual é melhor não dora-la nem torrá-la. Guarde-as em um pano para que o calor se mantenha. É melhor servi-las quentes.
Conselho:
Não coloque sal na massa já que depois você irá comê-la com outros alimentos que geralmente são salgados (queijo, carne, molhos, etc.).
Algumas pessoas colocam fermento na massa, mas como já falei que o truque está ao amassar, resulta desnecessário adicionar fermento.

Receita de chile com queijo

comida mexicana

Ingredientes:
1 tomate de tamanho médio
1 ½ colher de margarina
½ xícara de cebola picada bem pequena
1 lata de pimentões-chiles verdes picados bem pequenos
2 dentes de alho picados
½ colherinha de pimenta em pó suave
1 colherinha de amido de milho
½ xícara de leite
350 gramas de queijo cheddar 
Sal e pimenta negra
Chips de tortilhas para servir (ou torradas)

Modo de preparo:
Corte os tomates pela metade e retire-lhes as sementes. Pique o tomate e deixe reservado. Derreta a manteiga em uma panela grande e adicione a cebola, os pimentões-chiles verdes, o alho, a pimenta em pó e o tomate. Refogue as verduras durante 5 minutos.
Coloque em uma panela o amido de milho e adicione o leite de forma gradual, mexendo sempre. Cozinhe durante 2 minutos, até que comece a ficar mais espesso e adicione a metade do queijo cheddar, sem deixar de mexer até que o queijo fique bem derretido. Não deixe que a mistura ferva. Adicione o queijo restante e continue mexendo até que o queijo fique completamente integrado. Experimente o sabor e se for preciso adicione sal e pimenta.
Coloque a mistura em uma tigela de cerâmica ou argila e sirva quente, acompanhado de chips de tortillas ou de torradas. Podem servir também alguns biscoitos salgados.

Tacos de Carne

 receitas de tacos

Ingredientes:
2 quilos de carne
1 xícara de vinho branco
3,5 quilos de molho de tomate picante
3 colheres de alho picado
Sal e pimenta-do-reino para temperar
1 punhado de cebolinha verde picada
1 xícara de coentro picado
14 tortillas

Modo de preparo:
Coloque a carne em um panela e cozinhe-a com o fogo bem baixo. Adicione o vinho branco e o molho de tomate por cima da carne. Depois adicione o alho e tempere com sal e pimenta segundo seu gosto.
Tampe a panela e continue cozinhando a carne com o fogo baixo, até que fique bem cozida. Uma vez que estiver pronta, desfie a carne com a ajuda de um garfo e uma faca.
Coloque a carne desfiada em uma tigela e adicione a cebolinha verde e o coentro. Recheie as tortillas com esta carne e acompanhe-as com o que desejar.

Feijão Charro

Feijão Charro1

A receita de Feijão Charro lhe dará mais uma opção para saborear uma deliciosa comida mexicana. Este modo muito caracterísitico de preparar o feijão pode até lembrar a feijoada, mas o sabor é diferente. Uma alternativa, para aqueles que queiram diversificar, é usar a linguiça calabresa em vez da carne de porco. Para que esta receita fique ainda ao estilo mexicano, decore o prato com fatias de abacate.

Á parte, faça um arroz branco, e aprecie o conjunto...
Ingredientes:
1/2 quilo de feijão manteiga, ou preto
12 xícaras de água
180 gramas de carne de porco salgada, cortada em cubos
2 xícaras de tomate fresco picado
1 xícara de cebola picado
2 pimentas jalapeño ou 1 malagueta fresca, ou pimenta à gosto
2 dentes de alho fatiados
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de coentro picado

Modo de Preparo:
Primeiro lave muito bem o feijão, poderá deixá-lo de molho na água por seis horas (na geladeira)antes de iniciar o cozimento para que fique mais macio, ou se preferir durante toda a noite.
Ponha o feijão numa panela grande, com seis xícaras de água e a carne de porco. Se for numa panela de pressão, o processo será mais rápido, se não, deixe cozinhando por cerca de uma hora. Depois que levantar fervura, baixe o fogo para que cozinhe lentamente.
Quando os grãos estiverem cozidos, adicione a cebola picada, os tomates, a pimenta, o sal e o alho.
Deixe cozinhar, até que os ingredientes estejam macios, por cerca de 1 e meia, ou 2 horas. De vez em quando, coloque um pouco de água, para garantir o cozimento, sempre mantendo o fogo baixo.
Quando estiver pronto, use a pimenta, ou os jalapeños, na decoração do prato, salpique o coentro por cima, e sirva.
Dica: Para que o feijão fique bem saboroso e macio, substitua uma das xícaras de água por uma xícara de cerveja em temperatura ambiente.

Quiche de Salmão e queijo Brie

Quiche-de-salmão-e-queijo-brie2


O Quiche de Salmão e queijo Brie é mais uma alternativa para saborear um lanche gostoso, sendo que poderá usar o salmão defumado para fazer esta receita.
Este quiche tem um sabor marcante e suave, tendo em vista que o gosto do salmão faz contraste com a textura aveludada do queijo Brie. Rende seis fatias grandes, e a cada uma, a vontade é de repetir mais e mais... Comprove.
Ingredientes:
2 folhas de massa quebrada

415 gramas de salmão defumado
3 ovos
300 ml de creme de leite
2 colheres de sopa de folhas de erva doce, picada
1 colher de sopa de alcaparras baby, drenadas e lavadas
Sal e pimenta
150 gramas de queijo Brie

Modo de Preparo:
Ligue o forno para pré aquecer, na temperatura de 200ºC.
Providencie uma forma para quiche, que tenha 23 centímetros de diâmetro, e cerca de 3,5 centímetros de altura.
Coloque a massa quebrada na forma, cobrindo o fundo e os lados, e para moldar as bordas, use um pouco de água, e ajeite com um garfo. Molde formando um espaço no meio, para depois colocar o recheio.
Cubra a massa com papel manteiga, e faça um peso com feijões, ou arroz, colocando no vão que fica no meio, para que asse no formato que deve ser.
Deixe assando por 15 minutos. Retire os pesos e o papel manteiga, e baixe a temperatura do forno para 180ºC.
Pegue as postas de salmão, e pique em pedaços pequenos.
Numa tigela, misture a erva doce, os ovos, o creme de leite e as alcaparras, e também o sal e a pimenta.Acrescente os pedaços de salmão, e mexa novamente, e transfira para dentro da massa.
Pegue o queijo Brie, e corte-o em fatias, e organize-as seguindo o círculo da forma, até cobrir todo o recheio.
Leve para assar por 40 minutos, até que esteja dourado.  

Crostini italiano

Crostini-italiano-para-o-aperitivo-1

Ingredientes:
  • 4 fatias de pão (o que você preferir)
  • 4 fatias de prosciutto (é o nome italiano que designa um tipo de presunto curado a seco, envelhecido e temperado)
  • 8 fatias de salame ou presunto cru
  • 4 fatias de mozarela fresca
  • 4 rodelas de romate
  • Folhas de salsinha
  • Aros de cebola roxa
  • Azeite de oliva
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC.
Numa forma, coloque as fatias de pão e torre no forno durante uns minutos, até que fique levemente torrado, não muito.
Retire do forno e por cima de cada rodela de pão coloque o prosciutto e o salame ou presunto cru, depois o tomate, a cebola e por último a muzarela. Coloque umas folhas de salsinha por cima e depois jorre com o azeite de oliva.
Leve ao forno durante 8 a 10 minutos para cozinhar o tomate e derreter o queijo. Uma vez que estiver pronto, retire da forma e coloque num prato para servir. Se desejar, polvilhe com pimenta do reino.

Você sabe dessalgar o bacalhau?




Marcomar ensina como realizar o procedimento sem perder os nutrientes do peixe

Atuando há mais de 11 anos no mercado de food service com pescados selecionados, a Marcomar ajuda o consumidor aproveitar o melhor do bacalhau na hora de preparar receitas com este ingrediente.
"Os peixes já são considerados alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, por isso, vale a pena ficar atento na hora de prepará-los para que possamos aproveitar todos os seus benefícios" afirma a responsável pelo controle de qualidade da Marcomar,Jaqueline Bove.
Conforme a especialista, são necessárias apenas quatro etapas para dessalgar o bacalhau, confira: 

1- Depois de cortar o bacalhau em postas, deixe o em água corrente por 10 minutos;

2- Coloque o peixe em um vasilhame coberto de água, tampe e guarde-o na geladeira (2/3 de água e 1/3 de bacalhau);

3- Troque frequentemente a água do vasilhame, porque assim o bacalhau será dessalgado mais rapidamente;

Não esqueça

bacal


A imersão na água gelada é o método correto para dessalgar e hidratar o bacalhau. O método não oferece risco a saúde, pois mantém as características sensoriais de qualidade do produto. O uso de água fria evita o pré- cozimento, liberação de odor forte, além da multiplicação de microrganismos, que causam a deteriorização precoce.

Sobre a Marcomar

A Marcomar, especialista em pescados de alta qualidade com atuação nacional, atua há mais de 11 anos no mercado de food service, com solidez e excelência da origem ao fornecimento. Com mais de 4 mil clientes ativos, entre hotéis, restaurantes, supermercados e redes de fast food a empresa comercializa anualmente cerca de 8 mil toneladas de peixes e frutos do mar frescos e congelados, nacionais e importados.

Foto: dicasreceitas.com