sábado, 3 de dezembro de 2011

Lugares onde andei...

Butcher's Market

Fica em São Paulo, localizado na Rua das Bandeiras, 164 - Itaim Bibi - Fone: (11)9884.4777
www.butcher's.com.br

Cheese Chili Fries


Pensa neste sanduba...Rosemary Chicken Panini, que vem com peito de frango grelhado, espinafre, tomate e cebola roxa com molho a base de mostarda e alecrim da casa.


Este eu não comi, mas leva o nome de Mushroom Burguer, composto por hambúrguer de 180g, com cogumelos, queijo mussarela e molho de tomate da casa. 

Vale a pena e não pense em calorias ok????

Quer ser cozinheiro???


Li este texto no blog da Roberta Sudbrack e realmente espero que todas as pessoas que queiram se juntar ao time de "COZINHEIROS" passem os olhos por aqui...


Quer ser cozinheiro???
Esse se tornou um dos bordões mais citados no twitter quase sem querer. Quem acompanha o meu dia a dia na cozinha vira e mexe se depara comigo descrevendo alguma situação do nosso dia a dia fazendo essa pergunta: Quer ser cozinheiro? Hoje reli um texto que escrevi há algum tempo falando justamente sobre isso e resolvi reeditar. Porque como Chanel, os cla´ssicos nunca saem de moda. e se no final do texto você quiser me perguntar se eu faria tudo outra vez? Faria! Quantas vezes fosse preciso, mas eu já decidi e você? Se ainda não, aí vão algumas dicas que podem ser úteis!
Se você decidiu que o seu caminho definitivamente vai dar numa cozinha. Se isso é realmente um ideal e não um meio de vida. Se essa é realmente a sua vontade acima de qualquer coisa, aceite alguns conselhos de quem já esteve nesse lugar:

Não mande currículos para todos os lugares de uma vez. Escolha o tipo de cozinha que mais te encanta, a filosofia de trabalho que mais te seduz e o chef que você mais admira. Mande o seu currículo primeiro para esses lugares. Encare o sonho de trabalhar nesse lugar como um ideal. Não tem nada mais desagradável do que alguém que atira para todos os lados. Normalmente esses não sabem o que querem e isso fica nítido mesmo antes da primeira entrevista. Se é que ela vai acontecer…

Não desista nos primeiros obstáculos, insista, mande cartas, se expresse, se debata, ligue, tente até as últimas conseqüências! Nós já estivemos no seu lugar e certamente teríamos feito o mesmo.

Não escreva no campo profissão do seu currículo: Chef de cozinha. A não ser que você esteja exercendo esse cargo em alguma cozinha. Mas, se estivesse, por que estaria enviando currículos? Nós somos cozinheiros! Podemos “estar” chefs de cozinha se estivermos exercendo essa atividade dentro de uma cozinha profissional. Ainda assim, somos cozinheiros. Ninguém sai da faculdade, por mais que erroneamente esteja escrito no diploma, com esse título. Isso é um cargo, não é uma profissão!

Jamais escreva no campo expectativas do seu currículo: Subchef. Esse cargo é um caso de amor, de conquista, vitórias e suores! Um dos nervos mais vitais e sensíveis nesse sistema nervoso central! Onde o relacionamento é repleto de cumplicidade, harmonia, confiança e doação. É um cargo que se conquista, e conquista requer conhecimento. Quem é você para chegar querendo ocupar esse lugar?

Jamais defina o que você imagina ser o mais acertado para você: “eu não acho justo começar como assistente. Acho que mereço pelo menos o cargo de primeiro cozinheiro.” Pelo amor de Deus, comece onde quer que o trem pare! E se não parar, pule nele mesmo se estiver em movimento, mas não se esqueça de pular com delicadeza para não incomodar os que já estão dentro. Se começar na área de lavagem, faça dela a mais limpa e organizada do planeta e garanta o seu passaporte para a próxima viagem. Um dos meus melhores cozinheiros começou como vigia da casa e quando chegou à área de lavagem me mostrou do que seria capaz em questão de minutos.

Comece com delicadeza, desde o primeiro contato, até o momento em que colocar os pés no sagrado chão da cozinha.

Não menospreze quem te entrevista: “Não vou falar com o Chef? Não acho que vocês têm capacidade de me avaliar”. É certo que quem está te avaliando já foi avaliado pelo Chef…

Não acredite que você sabe tudo, não tem nada pior, e normalmente quem acha que sabe tudo não sabe quase nada. Além do mais, seja lá o que quer que você saiba, terá que deixar do lado de fora e aprender tudo de novo. Quando se entra numa cozinha que já estava em funcionamento não se deve ter a pretensão de acreditar que se sabe alguma coisa, tudo pode e deve ser novo, tudo pode e deve ser aprendizado. Tudo é crescimento.

E por último, se a humildade não é uma qualidade que lhe cai bem, por favor, desista dessa parada, salta na próxima.

Quer ser cozinheiro?

Fonte: http://robertasudbrack.com.br

Batata nunca é demais...


Assim como azeite, manjericão, bacon, queijo...

Medalhão de batatinhas
(4 pessoas)

Ingredientes: 20 batatinhas, 1 pacote de bacon em fatias, salsa picada, azeite, açafrão e sal.

Modo de preparo: Cozinhe as batatinhas al dente em água fervente com um pouco de açafrão para elas ficarem amarelinhas. Escorra a água e regue com azeite, misture a salsa bem picadinha e uma pitada de sal. Enrole as fatias de bacon na batatinha e finalize no forno até que o bacon doure. 

Fonte foto e receita: indoparacozinha.blogspot.com

Molho Pesto


Ingredientes: 1 xíc.(chá) de folhinhas de manjericão, 2 dentes de alho, 1/2 xíc.(chá) de azeite de oliva, 2 c.s de nozes ou pinolli levemente torrados, 2 c.s de queijo parmesão ralado, 2 c.s de queijo gorgonzola, água morna levemente salgada.

Modo de preparo: Passe pelo processador, o manjericão, o sal, e o pinolli ou nozes, acrescentando um pouco de água do cozimento quente, até estarem bem triturados. Com o motor ligado, acrescente o azeite em fio e continue batendo até obter um molho denso e uniforme. Adicione os queijos e bata mais um pouco.

Foto retirada do: sabordemicasa.blogspot.com

Food is Love...

Não há amor mais sincero do que o amor pela comida.
(George Bernard Shaw; escritor Irlandês).



História do Risoto

Risoto alla Milanese

O risoto surgiu por acaso, este prato maravilhoso e prático. Tipicamente Italiano, conta-se que nasceu numa festa de casamento em 1574. O risoto com arroz branco ou "risotto alla milanese", foi inventado pela mãe do mestre  Valério di Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.
O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e as delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido".
Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

Segue uma básica receita de Risotto alla Milanese

Ingredientes: 240 g de arroz arbóreo, 1 c.s de açafrão, 40 g de manteiga, 750 ml de caldo de carne, 20 g de cebola picada, 120 ml de vinho branco, 30 ml de azeite de oliva, 30 g de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Refogar a cebola no azeite. Juntar o arroz e refogar. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Colocar o caldo aos poucos, mexendo constantemente, juntar o açafrão e cozinhar até ficar al dente. Finalizar com queijo parmesão e manteiga bem gelada.


Foto retirada do: http://cybercook.terra.com.br

Castiçais para uma mesa bem arrumada!


Velas são tudo de bom na decoração de uma mesa ou de uma festa. Mas nem sempre temos a mão os castiçais e na quantidade que queremos.
Bem existe uma solução bem prática e que resolve muito quando queremos agradar e inovar. Potinhos de comida de criança, vidros, garrafas e uma infinidade de outras opções.

A foto acima mostra uma opção de um vidro de maionese. Prática e barata!!!

Foto retirada do: decoracaoinvencao.blogspot.com

Bebidas sempre geladas!

Uma recepção, geladeira cheia e pouco espaço para bebidas. Bate desespero???
Não!!! desespero é sensação de pessoas que não sabem se virar no improviso.
Sabe aquele vaso, aquela balde de dar banho em bebês, uma jardineira de flores....muito bem, pq não usa para colocar o gelo que pode ser comprado em casa de conveniências ou posto de gasolina e transforma num belo lugar para gelar suas bebidas e ainda sair de decorador....rs.
Baldes de metal são ótimos também, solução perfeita!!!!


Foto retirada do: lepetitespace.blogspot.com

Decoração de pratos

As vezes queremos mudar o modo de servir uma simples entrada (salada), e que quando servimos numa taça, misturada com frutas, dá um toque especial e deixa a mesa muito mais bonita e com uma aparência de que foi feita por um chef especial. 

Foto retirada do: marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br

O que é Manjericão???



O manjericão ou basílico é uma planta aromática de origem indiana, cujo nome deriva do vocábulo grego basilikos que significa "real".
Existem diversas espécies de manjericão, sendo mais comum a de cor verde, ao passo que a parente de folhas avermelhadas é mais cara e aromática.
O aroma, semelhante a limão e jasmim, faz do basílico uma erva de eleição na cozinha do sul da Europa (em Portugal nem por isso...), condimentando saladas, recheios, molhos e sopas e aparecendo como ingrediente principal no pesto italiano e no francês.
Dado que as características do manjericão se perdem na secagem, é sempre aconselhável utilizá-lo fresco, podendo tirar-se partido da aquisição da planta já envasada, atualmente disponível nas grandes superfícies.

Fonte: www.vaqueiro.pt