segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cozinhas do Brasil


Todos nós cozinheiros, na verdade somos apaixonados por um tipo de gastronomia e que marca mais na hora de preparar um delicioso prato. Existem vários tipos de gastronomias a do Brasil e a do Mundo, e dentro delas vários tipos de cozinhas e infinitos pratos maravilhosos. Mas todo cozinheiro tem sua bandeira e a minha é a Gastronomia Brasileira.


COMIDA VERDE E AMARELA

Estudar a gastronomia brasileira é, em primeiro lugar, pesquisa geográfica. Depois, seguem os estudos históricos e sociais para, a partir daí, poder explorar o universo da alimentação regional e a diversidade cultural existente na culinária típica. É bem complicado mesmo, vou tentar resumir.

O Brasil possui mais de oito milhões de km², sendo sete mil deles banhados pelo oceano. Encontra-se aqui uma das maiores biodiversidades do planeta, onde o clima favorece as distintas formações observadas nos quatro cantos do País: caatinga, cerrado, florestas, pampas e por aí vai. "Aqui, tudo que se planta, dá" é a frase mais apropriada para sintetizar a potencialidade de nossa terra, essa que ainda é beneficiada por uma enorme quantidade de rios, lagos e lagoas.


Conclusão: são quilômetros e quilômetros de solo cultivável, milhares de espécies vegetais dentre frutas, verduras e legumes, gado, aves e peixes em abundância... Preciso dizer mais? Pura Geografia.


A História.

O mais importante é entender o papel do índio. Na verdade, ele é o protagonista, dono da terra e profundo conhecedor do que a natureza oferecia. Usou muito bem dos recursos da caça, pesca e coleta, explorando os ingredientes naturais ao máximo, grande característica da culinária indígena. Dele herdamos o uso da mandioca, das frutas nativas e o conhecimento de grande parte das ervas e plantas que utilizamos.

Bom, chegam os portugueses e com eles os africanos, os espanhóis, os holandeses, os franceses, os alemães, os italianos e muitos outros ao longo de séculos de colonização. A fusão entre todas essas culturas e a cultura indígena é a maior premissa da gastronomia brasileira. A "mistura" mais característica é a dos nativos do Brasil e da África com seus colonizadores portugueses, mas a influência dos outros costumes é tão importante para a culinária nacional quanto o bacalhau seco, os ensopados e a doçaria portuguesa ou o dendê, o coco e os camarões secos trazidos pelos africanos.

A exploração da monocultura e do sistema escravocrata também influenciou a alimentação brasileira. Com a falta de rotação de culturas (primeiro a cana, depois o café), o solo acabou sofrendo um empobrecimento gradual ao longo dos anos, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das maiores causas de anemia dentre pessoas que sempre tiveram acesso à alimentação balanceada. A péssima distribuição de renda que encontramos no Brasil também teve parte de sua origem nesses fatores. A existência de escravos acelerou o processo de concentração de riqueza e contribuiu para o surgimento de lendas como a da feijoada - diz que o prato surgiu nas senzalas e que eram usados pedaços do porco rejeitados pelos senhores, por isso o pé, a orelha, o rabo, "restos" não tão "nobres" do animal. Mas como não perceber a proximidade com os guisados europeus? O cassoulet francês, o cozido madrileno ou a caldeirada portuguesa? De qualquer maneira, as imensas controvérsias dessa má distribuição estão presentes até hoje. Um País onde a fome ronda as esquinas, enquanto o lixo produzido está entre um dos mais ricos do mundo.

Para que falar sobre tudo isso para falar sobre a gastronomia brasileira?

Sem entendermos a base das informações do conjunto de fatores que caracterizam o "arroz e feijão" dos pratos brasileiros, fica impossível entender como um País tão miscigenado possa possuir uma identidade culinária tão marcante. Fora toda a influência dos imigrantes e a surpreendente comida típica regional, existem ainda outras particularidades gastronômicas encontradas somente por aqui: comemos tudo ao mesmo tempo, de uma vez só, algumas vezes, a sopa ou a salada funciona como entrada no cardápio do dia-a-dia; comemos na rua, nas feiras e em grandes comemorações religiosas; comemos salgadinho, lanche, docinho, pastel e qualquer outro quitute que seja servido em padarias, tabuleiros, festinhas de criança, botecos e casamentos; comemos e sempre bebemos café ou cachaça - o que seria de uma refeição sem uma "branquinha" como aperitivo ou um "pretinho" como digestivo? Enfim, comemos à brasileira. Absorvemos bem toda a "mistura", essa é nossa maior marca gastronômica.

Picnic


Alguém sabe de onde veio o termo picnic ?


Um picnic é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço. Geralmente os lugares escolhidos são campos, florestas e relvados, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte, Europa, Oceania e Japão.
A palavra piquenique tem origem no francês pique-nique, no século XVII. Mais tarde, os franceses absorveram do picnic inglês o sentido moderno da palavra: passeios ao ar livre, nos quais as pessoas levam alimentos para serem desfrutados por todos. Ou seja, no inglês tinha sentido de passeio ao ar livre, os franceses pegaram do inglês picnic e fizeram pique-nique em sentido de ‘’ lanche ‘’ ao ar livre e voltou pro inglês picnic com um sentido novo e atualizado, não use piquenique pois a palavra é inglesa então o correto seria picnic.

Algumas dicas não podem ficar de fora da sua lista na hora de reunir a família e os amigos num piquenique descontraído. Confira nossa seleção e aproveite o passeio!

1. Não esqueça do repelente e do filtro solar.
2. A louça deve ser leve e resistente.
3. Numa geladeira ou sacola térmica, coloque garrafas plásticas com água potável congelada. Assim, ela ajuda a conservar os alimentos e, depois, ainda pode matar a sede.
4. Escolha frutas maduras da estação e fáceis de descascar. Opções como melancia e abacaxi devem estar cortadas e guardadas num recipiente plástico com tampa. Acomode frutas inteiras numa cesta.
5. Prepare uma salada com folhas resistentes, como alface americana, escarola e broto de alfafa, guardadas em recipientes plásticos. Tomate cereja e cenouras cortadas em rodelas também são boas opções.
6. O pão – caseiro ou integral – já deve estar fatiado. Se houver crianças, é melhor levar pequenos sanduíches montados. Que tal rechear com queijo estepe ou prato com fatias de tomate e folhas de manjericão? Outra sugestão é colocar patê de ricota (ou cottage) com azeitona preta e orégano.
7. Queijos amarelos são boas escolhas, especialmente se o local for quente. Queijos brancos e frescos podem ser consumidos com o clima ameno.
8. Os sucos não devem ser de frutas ácidas, pois podem amargar. Experimente o suco de uva orgânico diluído ou o extrato de guaraná natural.
9. Bolos simples, sem cremes ou confeitos, são bons para esse passeio.
10. Não deixe de checar a temperatura antes para vestir roupas adequadas.

Algumas receitas para um piquenique:
Sanduiche de pão italiano com mussarela
Ingredientes: ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 250g de queijo mussarela picado, 120 g de queijo provolone picado, 120 g de queijo prato, 1 colher (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de azeitona recheada, 1 bengala de pão italiano.
Modo de preparo: Misture os queijos numa tigela. Junte o azeite e misture novamente. Aqueça o forno em temperatura média. Corte as pontas do pão e as descarte. Depois corte-os verticalmente em três pedaços. Abra cada pedaço ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo. Ponha numa assadeira e recheie cada pedaço de pão com os queijos. Corte as azeitonas em rodelas e coloque-as por cima do queijo. Asse por 15 minutos ou até que os queijos tenham derretido.

Sanduiche de Frango

Ingredientes: ½ peito de frango desfiado, 1.c.sopa de maionese, 1 c.sopa de azeitonas verdes picadas, 2 c.sopa de salsinha picada, 2 c.sopa de cenoura ralada, 1 c.sopa de cebola picada, 2 c.sopa de tomate picado, 6 fatias de pão (pode ser pão de forma, francês ou australiano), 6 folhas de alface, e requeijão. 

Preparação: Numa panela com 1 litro de água, coloque o peito de frango e tempere a gosto. Cozinhe. Depois de cozido desfie o peito de frango e misture com a maionese, a azeitona, a salsinha, a cenoura, a cebola, o tomate e reserve.

Montagem do sanduiche: (para 3 pessoas) Espalhe o requeijão nas fatias de pão integral (ou a sua escolha) e coloque as folha de alface e a mistura do peito de frango. Cubra com a outra fatia de pão. 

Salada de Frutas
Ingredientes: 1 lata de pêssego, 1 limão, 1 manga, 2 tangerinas, 2 laranjas, 1 pêra, 1 banana, 1 kiwi, 10 morangos.
Para o molho: 3 iogurtes naturais, 1 c.chá de canela, açucar refinado.
Preparação: Abra a lata de pêssego e descasque as frutas e corte-as em cubos. Misture o molho e regue a salada.


Fonte: pt.wikipedia.org/Piquenique
Foto: cozinhadamatilde.com.br
Fonte dicas e receitas: asminhasreceitas.com e mdemulher.abril.com.br

Alguns termos da gastronomia


Plongeur (pronúcia: plongê): é o nome francês dos lavadores de pratos.

Tourchon - Chapéu do chef : quanto mais alto, mais graduado é o chef.

Dolma: Roupa do chef : devem ser fechados com velcro, assim você não corre o risco de perder um botão na comida.

Café...



Não existe nada mais gostoso do que apreciar um café para quem gosta de café é claro...
Experimente fazer duas receitinhas deliciosas que estão abaixo:

Café canelado
(4 pessoas)

Ingredientes: 4 c. de café moído, 1 pitada de canela em pó, 2 raminhos de canela.
Preparação: Prepare um café expresso, adicione uma pitada de canela nele quente. Sirva com meio raminho de canela em cada xícara.


Café com Laranja
(4 pessoas)

Ingredientes: 3 xícaras de café forte, 3/4 de xícara de suco de laranja, casca de laranja, 4 colheres de creme, açucar a gosto e canela em pó.

Preparação: Prepare o café. Tire a casca da laranja e coloque-a no café quente, tampe e deixe repousar até que esfrie completamente. Coe e misture com o suco de laranja, açucar e creme. Sirva com gelo e agregue canela. Decore com laranja.