domingo, 4 de dezembro de 2011

De uma profissão para outra num piscar de OVOS...rs


Bem, há quem diga que sou louca, que pirei o cabeção e que tudo isso só pode ser revolta...rs.rs.rs...
Até acho engraçado como as pessoas se assustam quando a gente resolve mudar de vida, de profissão e até mesmo de costumes. Mas não pensei em nada disso quando larguei a área financeira em meio a contratos e documentos societários para me dedicar a cozinha. 
Passei a minha vida, vendo a chef de cozinha The Cacciatore se dedicar a seu cantinho especial, sua cozinha, seus pratos, seus amigos, sua família e mais amigos e amigos de filhos e amigos dos amigos....Ufa!!!! e foi nesse vai e vem de pessoas, festas, confraternizações, Natais e muitos aniversários que adquiri e herdei da minha mãe o modelo de COZINHEIRA. Não vamos nominar aqui que sou Chef de Cozinha, imagina você sair de trás de uma mesa e passar a sanitizar saladas e legumes (para quem não sabe, sanitizar é o processo de limpeza dos alimentos - verduras, legumes, frutas e etc...). Cursos então eu fiz vários e a cada um deles eu me despencava para a cozinha e testava de tudo...errava e continuava a fazer até de madrugada. Mas valeu muito a pena cada curso e cada aprendizado.
Muita gente achou estranho largar tudo e limpar panelas, coifas, frigideiras, lavar, lavar, lavar e dá-lhe água. Porque as pessoas acham que cozinheiros só cozinham. NÃO, NÃO MESMO....antes de se graduar em panelas, tem uma enorme pilha de alimentos (frutas, verduras e legumes) para deixar em ordem de uso e tudo muito limpo. 
Queimar  braço, cortar dedo e vapor e forno quente e tudo isso precisa de muito amor pela profissão e sabe porque???? Nao é fácil sentir dor nas pernas, braços, joelhos e afins.....Mas no final da etapa vencida, você senta, abre uma garrafa de vinho e tudo fica lindo, pois acabou de alimentar pessoas com amor, e fez o seu melhor para que tudo fosse degustado por quem gosta de apreciar e digo mais, não estamos aqui falando somente de paladar, porque visualmente tem que estar lindo e impecável.

Mas quer saber? Eu amo muito tudo isso!!!

By Silvia Leone

Foto: fatosnoespelho.blogspot.com

10 Termos da Gastronomia que todos tem que dominar.



Estava vendo a Revista Exame e gostei demais da matéria onde diz que existem 10 termos da Gastronomia que devemos dominar....concordo que para quem gosta de cozinha, panelas, receitas e afins seria bom aprender esses:


A' la' provençale
Remetendo à região da Provence, no sul da França, esse termo diz respeito aos pratos caracterizados pelo uso de azeite de oliva e alho. Além desses dois ingredientes, os pratos “à moda provençal” também podem ter vegetais, como cebola, berinjela e tomate.
A' la' niçoise
O significado dessa expressão é “à moda de Nice”, uma cidade da Riviera francesa. Os pratos preparados dessa forma podem ser quentes ou frios e possuem ingredientes como tomates picados, azeitonas pretas, anchovas e alho. A salada “a la niçoise” costuma levar os ingredientes comuns e ervilhas, cebola, atum, ovos cozidos e ervas.
Brodo
Esta é a base de muitos pratos, como sopas, molhos e cremes. Originária do italiano, a palavra “brodo” é o caldo que se obtém do cozimento de carnes e legumes e, em seu preparo, pode ser apurado com vinho branco.
Brunoise
Essa palavra, de origem francesa, significa que os ingredientes – geralmente vegetais - do prato foram picados em cubinhos de até 3 milímetros de espessura e, depois, refogados lentamente na manteiga. Os alimentos partidos dessa forma costumam ser usados em molhos, sopas e caldos.
Confit
Antes, o confit (do francês, cristalizado) era usado como uma maneira de conservar carnes imersas em sua própria gordura. Frutas e legumes também eram guardados assim, mas, em vez de óleo, eram usados calda de açúcar, aguardente ou vinagre.
Hoje, uma carne “confitada” é aquela que foi preparada a partir de seu lento cozimento dentro da gordura, sem chegar a fritar. A técnica também é usada em legumes, frutas e outros ingredientes sem gordura.
Coulis
Doce ou salgado, cru ou cozido. “Coulis” significa argamassa, em Francês, e, na culinária, é um molho espesso e homogêneo, como um purê, feito geralmente com legumes ou frutas e aplicado sobre pratos principais ou sobremesas.
Cortar à Juliana
Esse método de corte de legumes e verduras, também chamado por alguns restaurantes de “Julienne”, consiste em cortar os ingredientes em fatias finas e longas, como palitos de fósforo.
Marinière
Os pratos de moluscos ou de peixe preparados com vinho branco e ervas costumam levar no nome a expressão “à la marinière", ou, do francês, à marinheira. Além disso, os pratos de peixe guarnecidos com moluscos cozidos dessa forma também têm esse nome.
Panaché
Esse é o nome dado aos pratos caracterizados pela mistura de ingredientes de cores variadas, principalmente saladas, saladas de frutas, sorvetes e pratos salgados. Se esse nome estiver presente na carta de bebidas de um bistrô, o item corresponde à mistura de cerveja com limonada.
Velouté
Servido acompanhando aves, frutos do mar e pescados, esse molho é preparado a partir do caldo que sobra do cozimento de aves ou peixes. Para chegar ao resultado aveludado, como o próprio nome diz, geralmente, são adicionados manteiga, farinha, pimenta do reino e sal, que dão o gosto ao Velouté.
Fonte: exame.abril.com.br

Mix de bacon e castanha de caju


Andei pelo blog mixirica.com.br e achei esta receitinha de um aperitivo para tomar com cerveja (GELADA) que é uma delícia. Vale a pena experimentar!!!

Castanha de caju com bacon

- 200g de bacon em cubos
- 400g de castanha de caju crua ou torrada
- sal e pimenta do reino
- folhas de tomilho fresco

Em uma frigideira seca, bem quente, frite os cubos de bacon em fogo baixo até que fiquem dourados e sequinhos. Retire da frigideira com escumadeira e coloque-os para escorrer sobre o papel toalha, trocando o papel toalha se for necessário. Na mesma frigideira, toste as castanhas no que restou da gordura, deixando que fiquem douradas também. Salpique sobre as castanhas as folhas de tomilho e em seguida retire as castanhas com a escumadeira, misture ao bacon e tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com mais algumas folhinhas de tomilho e sirva.

Foto e receita do: mixirica.com.br

Sem Reservas...


SReservas


Para quem aprecia a gastronomia, preste bem atenção: Nem tudo na vida pode ser pedido em cardápio.

Sinopse: A chef Kate Armstrong (CATHERINE ZETA-JONES) vive da mesma maneira como comanda sua cozinha em um sofisticado restaurante de Manhattan: com uma seriedade e uma intensidade que cativam e ao mesmo tempo intimidam todos ao seu redor. Extremamente precisa, ela dá conta dos turnos superagitados, coordenando centenas de refeições, preparando molhos delicados, temperando e encontrando o ponto de cada prato com absoluta perfeição.
Mais à vontade nos bastidores, Kate só deixa o santuário de sua cozinha para receber elogios pelos pratos que elabora, ou, em raras ocasiões, para discutir com clientes que ousam questionar sua técnica. Depois do trabalho, quase sempre vai dormir antes da meia-noite, e acorda ao amanhecer para se antecipar aos concorrentes nas compras no mercado de peixe.

       A natureza perfeccionista de Kate é posta à prova quando um impetuoso subchef passa a integrar sua equipe, o animado e espontâneo Nick Palmer (AARON ECKHART). Um astro da culinária em ascensão, Nick ouve ópera enquanto trabalha e adora divertir as as pessoas à sua volta. Sua abordagem casual em relação à vida e à culinária é exatamente o oposto da de Kate, mas a química entre eles é inegável… tal qual o conflito, e eles se espetam o tempo todo.

       Seria mais fácil lidar com toda essa turbulência no trabalho se Kate já não estivesse enfrentando dificuldades em casa, esforçando-se para se aproximar da sobrinha Zoe (ABIGAIL BRESLIN), de nove anos, que foi morar recentemente – e inesperadamente – com ela. Uma criança inteligente e sensível, que se sente melhor comendo espetinho de peixe do que foie gras, Zoe está deslocada na rotina de Kate, que está determinada a dar um lar para a menina – logo que descobrir como fazer isso.

Após algumas semanas, Kate não sabe ao certo o que mais a perturba: o fato de o talento de Nick estar chamando a atenção da proprietária do restaurante, Paula (PATRICIA CLARKSON), bem como da exigente clientela, ou o fato de o jeito sedutor de Nick ter conquistado a tímida Zoe, que prefere se abrir com ele do que com a tia.

       Quando Nick ultrapassa a fronteira entre a rivalidade e o romance, Kate começa a questionar, pela primeira vez em anos, algumas das escolhas e padrões que a tornaram tão auto-suficiente e segura.

Se ela quiser estabelecer um vínculo de verdade com Zoe, encontrar a felicidade com Nick e redescobrir o apetite pela vida, terá de tentar algo novo e ousado, aprendendo a se expressar fora dos domínios da cozinha.

       Para Kate, isso é o mesmo que tentar cozinhar sem receita. Mas, como Kate vai acabar descobrindo, às vezes as melhores receitas são as que nós mesmos criamos.

Limão Siciliano


Um dos ingredientes que mais gosto na cozinha é o limão siciliano...

Risoto de limão Siciliano

Ingredientes: 500 g de arroz arbóreo, 3 limões sicilianos, 1 taça de vinho branco seco, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picados, queijo parmesão ralado, manteiga, azeite e 1 l. de caldo de legumes. (o queijo, a manteiga e o azeite vai do gosto e da textura que vc acha que deverá ficar seu risoto).

Modo de preparo: Doure a cebol e o alho na manteiga com um fio de azeite. Acrescente  arroz e dê uma leve refogada. Em seguida, acrescente o vinho branco e espere o álcool evaporar. Adicione aos poucos o caldo de legumes que deverá estar bem quente (coloque uma concha e mexa bem até evaporar). Repita a operação até que o arroz esteja bem cozido, porém al dente. Mais ou menos uns 18 minutos. Acrescente mais uma concha do caldo de legumes e  desligue o fogo.
Finalize com o parmesão ralado e duas c.s de manteiga GELADA. Deixe descansar por uns 5 minutos e sirva. Prepare para experimentar um dos pratos mais gostosos e interessantes que já comeu.

Foto retirada do: rainhasdolar.com