quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Curso On Line Cozinha Mediterrânea com o chef William Ribeiro


O Chef William Ribeiro estará ensinando via on line com vídeo aulas o Curso COZINHA MEDITERRÂNEA. O início será em 12 de março, em um total de 4 aulas, à razão de uma por semana. É uma realização do portal daCampanha da Gastronomia Sustentável. Assim os interessados de qualquer local do Brasil poderão participar, assistindo as aulas na sua hora mais conveniente, quantas vezes quiser durante a semana. Ao final terão certificação assinada pelo professor e pela campanha promotora.
O Chef
William Ribeiro é uma das mais expressivas revelações da alta gastronomia paulistana. Sua modernidade e sua competência técnica logo chamaram a atenção dos especialistas e da mídia. A inventividades em pratos da cozinha mediterrânea, a busca de novos sabores com ingredientes brasileiros e com altíssimo rigor no frescor e procedência dos ingredientes  fazem parte notória de sua eficiência. Seu desempenho à frente do restaurante O POTE DO REI passou a atrair clientela fiel e muitas pessoas vindo de longe para experimentarem suas criações. Logo em cima foi contemplado com o Prêmio de CHEF REVELAÇÃO 2010 pela Revista VEJA SÃO PAULO. De lá para cá tem sido sempre assediado por mídia, revistas do setor, faculdades e participações em mesas redondas e palestras.
Agora é a oportunidade de compartilhar seu conhecimento através deste curso on line que possibilita atingir profissionais de todo Brasil, mas também culinaristas, estudantes, simpatizantes e simplesmente interessados. De forma fácil e acessível, o curso está disponível para qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha internet banda larga, uma forma irreversível de ensino à distância que cresce no país.
A Cozinha Mediterrânea
A Cozinha Mediterrânea surgiu hà cerca de quatro mil anos e é mundialmente conhecida por seu caráter saudável e que ainda ajuda a prevenir doenças, além de levar ao máximo e a excelência os sabores de alguns ingredientes de maneira simples e com técnica apurada.
Essa gastronomia é sustentada, principalmente, pelo azeite de oliva, pelo trigo, pelas verduras e pelos legumes. No Brasil, alguns ingredientes mediterrâneos que foram incorporados a nossa gastronomia – por influência da colonização européia – são: a berinjela, o azeite de oliveira, o alho, frutos secos e o tomate, entre outros.
Um escritor europeu já falava assim sobre o Mar Mediterrâneo:
“O Mediterrâneo é mil coisas ao mesmo tempo. Não uma paisagem, mas inúmeras paisagens. Não um mar, mas uma sucessão de mares. Não uma civilização, mas diversas civilizações sobrepostas... O mediterrâneo é uma encruzilhada antiga. Desde há milênios tudo conflui para esse mar, subvertendo e enriquecendo a sua história...”
Os conceitos da Cozinha Mediterrânea trouxeram grande inovação para os países da Europa e de alguns da Ásia e África, em contraposição à forma de cozinha oriunda da Idade Média:  diminui e muito o tempo de cozimento dos alimentos, passou a se valorizar o  frescor para aproveitar o melhor de sua capacidade nutritiva, a apresentação dos pratos passou a ser valorizada com uma mistura de cores atrativa e que significa ser balanceada,  o volume de cada porção foi reduzido significando que seria mais importante comer mais vezes ao dia e menos em cada vez,  redução grande do uso de condimentos que se sobrepunham ao paladar dos alimentos puros. O uso de legumes e verduras aumentou.. sempre acompanhado de uma porção de carne, especialmente peixes oriundos do mar Mediterreo.
A soma desta história, dos ingredientes e das técnicas formaram uma cultura gastronômica relevante , ainda moderna e forte impacto obrigatório na formação de chefs e culinaristas, que assim tem o domínio de uma narrativa gastronômica que se traduz em pratos e criações.
  
O Curso
O Curso ocorrerá a partir de 12 de março de 2012, com vídeo aulas de 45 minutos com o Chef William Ribeiro, acompanhadas de chat para dúvidas ou emails. Serão aceitos alunos moradores do território nacional inicialmente.
Exige-se pelo menos 18 anos de idade.
O Curso apresentará em cada aula o desenvolvimento de um prato, compreendendo apresentação dos ingredientes, origens, técnicas de manuseio e preparo, formas de apresentação, técnicas de cozimento, técnicas de corte, técnicas de conservação eventual de alguns ingredientes, tendências de apresentação..
Além disso será passado conteúdo sobre a história da cozinha mediterrânea, suas raízes, sua influência no mundo, sua influência na gastronomia e sua herança maior.
As vídeo aulas serão postadas em cada segunda-feira e poderão ser vistas a qualquer momento durante uma semana inteira pelos alunos, e quantas vezes for necessário para o aprendizado. Após uma semana as mesmas serão retiradas e substituídas por uma nova em total de 4 (quatro).
O Acesso se dará por login e senha individual, com a organização tendo ciência se a pessoa assistiu a aula inteira ou não, via software de educação á distância. Tendo assistido as 4 aulas, o aluno receberá pelo correio CERTIFICADO DE CONCLUSÃO  assinado pelo Chef William Ribeiro e pela Campanha da Gastronomia Sustentável.
Maiores informações: http://www.gastronomiaverde.com.br