domingo, 4 de dezembro de 2011

10 Termos da Gastronomia que todos tem que dominar.



Estava vendo a Revista Exame e gostei demais da matéria onde diz que existem 10 termos da Gastronomia que devemos dominar....concordo que para quem gosta de cozinha, panelas, receitas e afins seria bom aprender esses:


A' la' provençale
Remetendo à região da Provence, no sul da França, esse termo diz respeito aos pratos caracterizados pelo uso de azeite de oliva e alho. Além desses dois ingredientes, os pratos “à moda provençal” também podem ter vegetais, como cebola, berinjela e tomate.
A' la' niçoise
O significado dessa expressão é “à moda de Nice”, uma cidade da Riviera francesa. Os pratos preparados dessa forma podem ser quentes ou frios e possuem ingredientes como tomates picados, azeitonas pretas, anchovas e alho. A salada “a la niçoise” costuma levar os ingredientes comuns e ervilhas, cebola, atum, ovos cozidos e ervas.
Brodo
Esta é a base de muitos pratos, como sopas, molhos e cremes. Originária do italiano, a palavra “brodo” é o caldo que se obtém do cozimento de carnes e legumes e, em seu preparo, pode ser apurado com vinho branco.
Brunoise
Essa palavra, de origem francesa, significa que os ingredientes – geralmente vegetais - do prato foram picados em cubinhos de até 3 milímetros de espessura e, depois, refogados lentamente na manteiga. Os alimentos partidos dessa forma costumam ser usados em molhos, sopas e caldos.
Confit
Antes, o confit (do francês, cristalizado) era usado como uma maneira de conservar carnes imersas em sua própria gordura. Frutas e legumes também eram guardados assim, mas, em vez de óleo, eram usados calda de açúcar, aguardente ou vinagre.
Hoje, uma carne “confitada” é aquela que foi preparada a partir de seu lento cozimento dentro da gordura, sem chegar a fritar. A técnica também é usada em legumes, frutas e outros ingredientes sem gordura.
Coulis
Doce ou salgado, cru ou cozido. “Coulis” significa argamassa, em Francês, e, na culinária, é um molho espesso e homogêneo, como um purê, feito geralmente com legumes ou frutas e aplicado sobre pratos principais ou sobremesas.
Cortar à Juliana
Esse método de corte de legumes e verduras, também chamado por alguns restaurantes de “Julienne”, consiste em cortar os ingredientes em fatias finas e longas, como palitos de fósforo.
Marinière
Os pratos de moluscos ou de peixe preparados com vinho branco e ervas costumam levar no nome a expressão “à la marinière", ou, do francês, à marinheira. Além disso, os pratos de peixe guarnecidos com moluscos cozidos dessa forma também têm esse nome.
Panaché
Esse é o nome dado aos pratos caracterizados pela mistura de ingredientes de cores variadas, principalmente saladas, saladas de frutas, sorvetes e pratos salgados. Se esse nome estiver presente na carta de bebidas de um bistrô, o item corresponde à mistura de cerveja com limonada.
Velouté
Servido acompanhando aves, frutos do mar e pescados, esse molho é preparado a partir do caldo que sobra do cozimento de aves ou peixes. Para chegar ao resultado aveludado, como o próprio nome diz, geralmente, são adicionados manteiga, farinha, pimenta do reino e sal, que dão o gosto ao Velouté.
Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário