sábado, 3 de dezembro de 2011

História do Risoto

Risoto alla Milanese

O risoto surgiu por acaso, este prato maravilhoso e prático. Tipicamente Italiano, conta-se que nasceu numa festa de casamento em 1574. O risoto com arroz branco ou "risotto alla milanese", foi inventado pela mãe do mestre  Valério di Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.
O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e as delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido".
Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

Segue uma básica receita de Risotto alla Milanese

Ingredientes: 240 g de arroz arbóreo, 1 c.s de açafrão, 40 g de manteiga, 750 ml de caldo de carne, 20 g de cebola picada, 120 ml de vinho branco, 30 ml de azeite de oliva, 30 g de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Refogar a cebola no azeite. Juntar o arroz e refogar. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Colocar o caldo aos poucos, mexendo constantemente, juntar o açafrão e cozinhar até ficar al dente. Finalizar com queijo parmesão e manteiga bem gelada.


Foto retirada do: http://cybercook.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário